– Honra: A chave que abre as portas da oportunidade
“ASSIM diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses. Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas." Isaías 45:1 – 3
3 Coisas que não voltam atrás: Palavra declarada, flecha lançada e oportunidades.
A oportunidade é a porta que se abre em sua direção, e através da sua decisão ela permanece aberta ou se fecha.
Quando a mão de Deus se estende sobre sua direção são abertas portas de oportunidades. As portas da oportunidade são geradas através de atitudes de Honra. Vamos supor uma construção, e as bases dessa construção chamaremos de Honra. Tudo o que você construir daí em diante será firmado nessa base. A sua base pode sustentar ou derrubar o que você construir a partir Dalí.
Supomos um prédio de 10 andares, e cada andar desses é o que você construiu na vida em 10 anos. Se a base foi levantada em desonra, os dois primeiros andares podem até parecer sustentáveis, mais para construir os outros 8 andares, esses dois primeiros terão que estar firmes e consolidados para suportar os próximos que serão construídos.
Assim é na nossa vida, quando construímos uma base de desonra tudo o que vier acima dessa base será derrubado. A base é o sustento e o que for construído acima dela tem peso, imagine um peso construído, como um prédio de 10 andares, em uma base completamente enfraquecida, a qualquer momento pode desmoronar.
Não quero tratar aqui do assunto: “Você vai prosperar”. Não quero apenas alimentar sua mente com mais uma palavra de “motivação” por que lhe falta algo, eu quero mostrar a você a Base que você precisa na sua vida, e que através disso você será porta de oportunidade para muitos.
O princípio para tudo isso é construir a base da Honra. Ela é consolidadora de tudo que você for construir, ela é o fundamento do que você levantará após ela, o peso que você colocar após a base será seguro, pois se a base é forte todo o resto será.
Talvez você se pergunte o que o versículo de Isaías 45:1-7 tem a ver com honra. Mais essa não é a pergunta certa a ser feita, e sim esta: “O que a Porta da Oportunidade tem a ver com Honra?”
A porta da oportunidade é a responsável para abençoar a sua vida de maneira tal que toda sua geografia muda e atinge a todos que estão ao seu redor. Não é só você que muda através da decisão. A mudança age como a radioatividade, primeiramente ela tem o ponto onde começar sua atividade e através daquele ponto ela se espalha como uma epidemia.
A Mudança é a epidemia que todos nós precisamos. Quando a mudança acontece com uma pessoa, não demora muito para atingir sua geografia. Muda linguagem, atitudes, caráter, entre outros que são a prova das características de que alguém tomou uma decisão e essa decisão fez efeito não em uma só pessoa, mais em uma geografia por completo.
A mudança é gerada pela porta da oportunidade, você tem a oportunidade de mudar, ou seja, oportunidade é tomar decisões, e as decisões são as chaves para tornar tudo na sua vida possível, é a chave que abre portas para seu futuro.
A decisão é a chave que abre as seguintes portas:
01. Porta da Prosperidade
“Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares” Provérbios 3:9,10
“Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.” Isaías 45:3 a
A bíblia relata apenas duas situações na qual Deus abre as portas do céu:
- No deserto:
Quando o povo hebreu estava no deserto na cobertura de Moisés murmurando pela condição no qual estavam, Moisés orou a Deus e as portas do céu foram abertas e derramadas o suprimento pelo próprio Deus.
“Porquanto não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação; Ainda que mandara às altas nuvens, e abriu as portas dos céus, E chovera sobre eles o maná para comerem, e lhes dera do trigo do céu.” Salmo 78:22-24
No deserto não se vende água, alimento, nenhum tipo de suprimento, você precisa adquirir no deserto o seu suprimento, é como se você tivesse e não usufruísse dela.
O mesmo com o povo de Israel, e o mesmo conosco. Experimentamos grandes experiências sobrenaturais, entramos na presença de Deus, choramos, recebemos ministrações de cura e libertação, recebemos armas espirituais, mais na hora de usá-los parece que nunca absorvemos tantas coisas, é como se fossemos uma caixa furada, que colocamos várias coisas e de repente ela está vazia outra vez. Não deixe a caixa da sua unção ter brechas para que haja a perca de tudo que você recebeu e ainda recebe. A sua unção é o que te mantém em movimento, é o que te sustenta, é o teu suprimento espiritual e físico. No dia em que você perder a unção você também perderá o oxigênio espiritual, o que te mantém vivo.
A fé é a sua motivação, é o que te mantém vivo para esperar nas promessas que Deus estabeleceu em sua vida, e a decisão é a chave para o seu futuro, é o que torna tudo na sua vida possível.
O que faltou no povo foi o entendimento e compreensão do que é Fé. A incredulidade é assassina de promessas.
Incredulidade + Oportunidade perdida = Ministério Frustrado.
Fé + Oportunidade = Portas abertas em tudo o que você investir.
Oportunidade, uma vez perdida ela não será revogada. Deus está abrindo portas em sua direção! Só vive oportunidades quem é movido por decisões. A sua decisão é a chave para abrir as portas. Enquanto você não se tornar uma pessoa de decisões seu relatório continuará o mesmo. A decisão é sua: Oportunidade de Novo Relatório de Vida ou Uma vida na mesmice.
Sei que a vontade de Deus para nossas vidas é mudar nossa geografia, nos tirar desta estabilidade, deste relatório de frustração, e nos colocar em posição de Honra. Mais para isso precisamos decidir se continuaremos assim ou se avançaremos para o futuro que nos espera, mais isso só depende da sua DECISÃO!
- Na Honra
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.” Malaquias 3:10 - 12
A promessa estampada nestes versículos de Malaquias 3 é completamente visível. Ao ler o livro de Malaquias você entende o “Por que’” dessa promessa.
Quando uma desonra é instalada em sua vida a primeira coisa que Deus vai fazer é lhe mostrar a conseqüência do seu ato. A desonra do povo descrita no livro de Malaquias é notória, era uma síndrome de desonra forte que alterou o caráter do povo, eram falsos, ladrões e acima disso tudo marcados como sínicos.
Veja:
"Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação." Malaquias 3:7-9.
O comportamento de Israel demonstrava o tamanho da incredulidade. Todo incrédulo se move pela desonra e após cometer tal atitude age como se nada estivesse acontecendo.
Israel não sabia plantar Honra, o povo queria receber, mais onde entra a renuncia?
O princípio “Semear e Colher”, mesmo que você não queira ele nos persegue e age ao nosso favor ou não. Você colhe até mesmo quando não semeia, por que a semeadura não é obrigatória mais a colheita é. Por trás de toda ação há uma semente sendo lançada no mundo espiritual, e essa semente aponta sua colheita, seja ela boa ou ruim. Se você não está gostando do que está colhendo hoje, verifique quais foram as sementes plantadas ontem. Sua semente de Honra grita em seu favor, em benefício a uma colheita jamais vista por olhos humanos, mais contemplados pelo galardoador da sua vida: Yeshua.
A porta da oportunidade se abre em direção aquele que sabe Honrar. Homens e mulheres de Honra têm o relatório modificado através da semente de decisão, por que entendem que o futuro se move pela oportunidade de hoje. Você se tornar uma pessoa de grande status na sociedade não significa nada se não houver princípios.
Aos olhos da geografia, um país subdesenvolvido tem 1% de chance de crescer. Mas, porque essa porcentagem tão pequena?
As pessoas observam a nação em duas bases:
Desenvolvimento Educacional
Desenvolvimento Industrial
As pessoas não estão preocupadas se a nação avaliada tem classe social média ou alta, se é a terra de pessoas famosas ou não. Se a nação, politicamente, não tiver desenvolvimento Educacional e Industrial, ela está incapacitada de se desenvolver.
A avaliação crítica é apontada na EDUCAÇÃO e INDUSTRIALIZAÇÃO do país. Uma pessoa bem educada na infância pode se tornar um grande líder para a nação em várias áreas, e uma nação bem governada traz desenvolvimento como resultado.
Singapura, uma nação que antes era conhecida pela miserabilidade que possuía, em 40 anos conseguiu se tornar uma nação de primeiro mundo. Em uma reportagem, os entrevistados falavam:
“Ah, o país se desenvolveu por que não suportávamos mais o estado no qual estávamos, tomamos uma DECISÃO e ela nos tornou prósperos”
Singapura se tornou uma nação próspera por dois princípios: Educação e Disciplina.
Enquanto você não se tornar uma pessoa baseada em princípios de Honra, sua vida estará paralisada até você parar e refletir, ver sua situação, e decidir sair do estado de miséria espiritual para entrar na Porta da Prosperidade.
Um líder formado por princípios tem a capacidade de mover uma geografia destruída para uma um território próspero. Na honra há OPORTUNIDADE de prosperar. Não é algo que você precisa forçar, é algo que você precisa viver, e quando você viver fluirá a prosperidade do Senhor em sua vida.
No livro de Malaquias observamos as atitudes de um povo que estaria sendo paralisado por não decidir Honrar, por que eles tinham o conhecimento da Honra, mais eles não tinham a decisão de vivê-la. Você tem a oportunidade de viver o tempo da Honra, da prosperidade instalada em sua vida, cabe a você olhar para sua situação e viver esse manto de Honra, por que ela é a porta da oportunidade de bênçãos na sua vida.
Saia do comodismo! Se mova! Você só viverá a prosperidade quando abandonar sua miséria espiritual.
Lembre-se: Só vive oportunidades quem se move por decisões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário