Pesquise...

Palavra do Dia...

terça-feira, 19 de julho de 2011

Jesus, a fonte da salvação.

Texto Bíblico:

Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia. E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."  (João 4:3-14)

Introdução:

Jesus não seguiu pelo caminho habitual que os judeus utilizavam para viajar, entre Galileia e Judeia, o que evitava o território dos samaritanos. Israel era dividido em duas partes: Israel, ao norte, e Judá ao Sul. Devido a conflitos políticos e sociais foi travado toda e qualquer comunicação entre Judá e Israel.

Para a mulher samaritana ter ido buscar água ao meio-dia, o horário mais quente do dia, era algo fora do comum. As mulheres do Oriente Médio geralmente enchiam seus jarros pela manhã bem cedo, ou pelo final da tarde, o horário mais fresco. Ela tinha uma má reputação, e pode ter ido nesse horário para não ser desprezada pelas outras mulheres.

Jesus a Fonte da Salvação:

Jesus estava cansado e com sede, e ao sentar-se próximo ao poço de Jacó, encontrou-se com uma mulher samaritana e lhe pediu de beber.

Ao falar com essa mulher, Jesus quebrou três regras sociais:
As mulheres eram consideradas inferiores aos homens. No oriente médio, um homem jamais conversava com uma mulher em público, nem mesmo sua esposa, mãe ou irmã.
 
Os Judeus não falavam com samaritanos. Eles acreditavam que os samaritanos tinham traído a fé, pois haviam casado com estrangeiros. Eles se odiavam e se evitavam.
Nenhum homem de respeito falaria com uma mulher de reputação desprezível. Essa mulher era considerada uma proscrita social.

A fonte de água viva no qual Jesus diz, refere-se a ele. A mulher samaritana era uma mulher que muitos olhavam para ela e não encontravam valor, era desacreditada pelo povo, era desprezível.
Somos feitos por Espírito, Alma e Corpo, e todos precisam ser alimentados. Seu corpo é alimentado pelo que você ingere como arroz, carne e etc. Mas não só o corpo precisa de alimento, mas o Espírito e a Alma.

Alma fala de coração, a sede dos sentimentos, das emoções. O que você tem dado de alimento para sua alma? Que alimento tem desnutrido sua alma? É um sentimento, uma dor, algo que fizeram a você? Jesus cita a água como fonte saciável, algo que põe fim na sua sede, qual tem sido sua sede? Nossa alma é motivada a ter os próprios desejos, as próprias vontades, quer produzir o próprio alimento. Mas dentro do nosso interior existe uma sede incontrolável por algo novo, por uma vida nova, a sede e fome pela palavra.

Jesus diz que você pode beber a água (fisicamente), mas logo tornará a ter sede, por que a sede é insaciável. Mas quem beber Dele, nunca mais tornará a ter sede.

O que acontece quando bebemos da fonte de Deus?

  1.       Perdão: Quando bebemos da água, é por que reconhecemos a nossa necessidade, nossos erros, a carência da presença Deus em nossas vidas, e nos submetemos ao tratamento de Deus para nós.
  2.       Cura: Recebemos a cura em nossa alma, em nossos sentimentos, nos abrimos para receber de Deus a cura do nosso interior, das feridas guardadas, cura em nosso físico, um tratamento de Deus que nos dá libertação.
  3.  Libertação: É a liberdade em Cristo, é sermos livres de todo pecado, sermos libertos para uma nova vida. É uma decisão que só pode ser tomada para quem se arrepende para quem deseja a cura, e anseia por libertação.
  4. Transformação: Quem se arrepende, recebe a cura e vive a libertação tem sua vida transformada, e quando alguém muda, tem a capacidade de transformar tudo que está ao seu redor, é a mudança de vida que gera testemunho.
  5.  Testemunho de Vida e Salvação: É a conseqüência de quem experimentou a água viva, e desejou nunca mais ter sede, decidiu ser aberto e tratado por Deus e transmitiu a mudança gerada através da decisão.

Jesus desprezou todas essas “barreiras sociais”. Revelou-se como o tão aguardado Messias oferecendo perdão, redenção e nova vida. Ela bebeu do cálice, da água viva e correu de volta a cidade, para aqueles que a desprezavam-na. Lá, proclamou com ousadia a chegada de Jesus, o Messias. O Evangelho, as boas-novas de Jesus foram anunciadas primeiramente em Samaria, através de uma mulher pecadora que bebeu da água que lhe foi oferecida, foi perdoada, limpa e nunca mais teve sede.
Quando muitos olharem para você, e lhe desprezar, não derem um valor a você, saiba que possuímos um Deus que acredita em quem não possui nenhum valor para o homem. São esses que Deus investe. O Espírito Santo pode fluir no seu interior como fonte de água viva, e você nunca mais tornará a ter sede. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário